Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 10   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:350 - (884)
Autor:Santos, Gideon Borges dos; Hortale, Virginia Alonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mestrado Profissional em Saúde Pública: do marco legal à experiência em uma instituição de pesquisa e ensino^ipt / Professional Master's in Public Health: from legal precepts to experience in a research and education institution
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;19(7):2143-2155, 2014. .
Resumo:Trata-se de um estudo sobre os discursos que vigoraram ao longo do tempo na legislação brasileira sobre Mestrado Profissional (MP), e como uma instituição de pesquisa e ensino na área da Saúde Pública se apropriou deles na construção de suas propostas de cursos. Técnicas de análise de discurso foram utilizadas nos documentos legais e cotejadas com dezesseis propostas de cursos de MP da instituição-caso. Os resultados mostram que em relação à legislação, a análise da linha histórica permite dizer que as indefinições iniciais vêm progressivamente dando lugar ao entendimento de que a identidade dessa modalidade de formação pressupõe práticas pedagógicas que promovam o estreitamento das relações entre a academia e o mundo do trabalho. E, em relação às propostas de cursos de MP da instituição-caso, elas ainda operam com esquemas de formação tradicionalmente consolidados e tendem a conformar suas propostas à semelhança daquelas da modalidade acadêmica. Assumiu-se no presente estudo que o conjunto das propostas expressariam suficientemente as intencionalidades e, sobretudo, a visão das instituições formadoras na área de saúde pública sobre essa modalidade stricto sensu e cuja identidade ainda parece pouco determinada (AU).^ipt.
Descritores:Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702143&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  2 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:216 - (565)
Autor:Gomes, William B; Hutz, Claudio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Anotações históricas e conceituais sobre o programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul^ipt / Historical and Conceptual Notes about the Graduate Program in Psychology from the Federal University of Rio Grande do Sul
Fonte:Psicol. reflex. crit;23(supl.1):[47-57], 2010. .
Resumo:Instituições de Ensino Superior foram concebidas no Brasil no século XIX como centros de formação profissional, oferecendo cursos de graduação com pouca atenção à pesquisa. A formação em pesquisa começa a se desenvolver com a fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em 1951 e, especialmente, após sua reestruturação em 1964. Os programas de pós-graduação em psicologia implantados entre 1965 e 1980 enfrentaram dificuldades de inserção em suas instituições e de assumir um perfil coerente com a formação de pesquisadores e de docentes para o ensino superior. Mesmo assim contribuíram para na formação de doutores e para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. As características atuais foram se delineando na década de 1980, sendo incorporadas pelos novos programas, dentre eles, o Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este artigo reúne anotações sobre as condições fundadoras e os fundamentos que estão associadas à trajetória bem sucedida do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, descrevendo a história de sua implantação, seus fundamentos, seus princípios básicos e sua forma de funcionamento. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação/hist
Programas de Pós-Graduação
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400006&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

  3 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:211 - (560)
Autor:Bosi, Maria Lúcia Magalhães; Paim, Jairnilson Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Graduação em Saúde Coletiva: limites e possibilidades como estratégia de formação profissional^ipt / Undergraduate on Public Health: limits and possibilities as a professional education strategy
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):[2029-2038], jul. 2010. .
Resumo:O presente artigo problematiza a Saúde Coletiva como âmbito de profissionalização, sistematizando alguns fundamentos teóricos, sociais e ético-políticos de uma formação em nível de graduação. Para tanto, recupera a trajetória em que se vem dando a formulação desses cursos e, mais recentemente, sua emergência nas instituições de ensino superior brasileiras. No Brasil, tais projetos resultam do acúmulo no ensino da Saúde Coletiva em diferentes cursos de graduação na área da saúde, acrescido da tradição na pós- graduação lato e stricto sensu, tendo dentre os seus desdobramentos o reconhecimento da pertinência de fomentar novas estratégias de formação. Mais recentemente, políticas voltadas à inclusão social e à expansão do ensino superior vêm impulsionando o movimento, ao que se soma a constatação de que o Sistema Único de Saúde demanda novos atores, com capacidade de dar respostas diferenciadas e complementares àquelas possibilitadas pelas graduações tradicionais. No momento em que diversas instituições se encontram em fase de oferta dessa formação à sociedade, este artigo apresenta um conjunto de elementos derivados da reflexão nos planos epistemológico, sociológico e político-sanitário, visando a contribuir para um diálogo acerca da emergência desse projeto no contexto brasileiro.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400017&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

  4 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:210 - (559)
Autor:Gomes, Mara Helena de Andréa; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Retrato quase sem retoques dos egressos dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, 1998-2007^ipt / A frame nearly without retouch of the Public Health post-graduation alumni, 1998-2007
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):[1989-2005], jul. 2010. .
Resumo:Apresentamos resultados do levantamento de informações que permitiram identificar onde estão e o que pensam sobre alguns atributos de sua formação pós-graduada, os egressos dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, no período de 1998 a 2007. Realizado por meio de duas formas de coleta em fases distintas e concomitantes, este subprojeto foi desencadeado a partir da solicitação de informações junto aos programas, cujas respostas permitiram a construção de um censo dos alunos que defenderam tese ou trabalho equivalente, nas três modalidades consideradas: doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional. Além do fornecimento de dados que nos permitiram construir e descrever um perfil acadêmico-profissional de egressos dos programas existentes na área de Saúde Coletiva, as informações provenientes dos programas possibilitaram contatos eletrônicos com a quase a totalidade dos ex-alunos localizados. Nesta segunda fase, enviamos-lhes um formulário para preenchimento online, contendo perguntas valorativas sobre o papel da pós-graduação no seu trajeto intelectual e profissional, com o objetivo de caracterizar sua formação pós-graduada. Encaminhamos algumas sugestões para levantamentos futuros, como a criação de ficha de inscrição padronizada, digitalizada e aberta à consulta. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Avaliação Educacional
Questionários
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400014&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

  5 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:209 - (558)
Autor:Viacava, Francisco.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título: Produção científica dos cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva no período 1998-2006^ipt / Scientific production of Brazilian graduate courses in Public Health during 1998-2006
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):[1977-1988], jul. 2010. .
Resumo:O grande crescimento da pós-graduação no Brasil, também observado na grande área de Saúde e na Saúde Coletiva, torna necessário equacionar como se processa a difusão científica. Análises qualitativas sobre as principais temáticas têm sido feitas a partir das revistas científicas e do diretório de grupos de pesquisa. O acordo feito entre a Abrasco e a CAPES abriu a possibilidade de exploração de um banco de dados construído e usado para a avaliação dos programas de pós-graduação, sob outras perspectivas. Nesse trabalho, foram analisados os artigos completos registrados na base nos três triênios do período 1998 – 2006. Para tanto, fez-se uma padronização dos títulos dos periódicos e dos títulos dos artigos completos publicados em periódicos, já que havia duplicações, em grande parte devidas à coautoria de docentes de diferentes programas. Com isso, foi possível construir um banco de dados no qual cada artigo é registrado uma única vez, a partir do qual foi possível analisar a evolução ao longo dos triênios dos periódicos mais frequentemente usados, número de autores, idioma, nacionalidade das revistas e cooperação interregional. Os dados aqui apresentados poderão subsidiar as discussões sobre a produção científica e difusão do conhecimento na área. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Publicações Científicas e Técnicas
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400013&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

  6 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:208 - (557)
Autor:Nunes, Everardo Duarte; Ferreto, Lirane Elize; Barros, Nelson Filice de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil: trajetória^ipt / Public Health post-graduation in Brazil: trajectory
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):[1923-1934], jul. 2010. .
Resumo:Neste trabalho, revisamos o tema da pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil. A revisão tem como objetivos específicos situar os principais aspectos da constituição do campo da pós-graduação e sua institucionalização, precedida de um estudo sobre as principais características da pós-graduação brasileira. As principais fontes são os documentos que estabelecem a legislação sobre a pós-graduação e dados sobre o seu desenvolvimento no país. Todos os trabalhos consultados mostram incremento do número de programas e cursos que se iniciaram na década de setenta, diversificação das denominações e áreas de concentração e a continuidade do desequilíbrio regional, pois 66% dos programas estão na Região Sudeste.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Educação de Pós-Graduação/hist
Tecnologia Biomédica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400008&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

  7 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:207 - (556)
Autor:Minayo, Maria Cecília de Souza.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação em Saúde Coletiva de 1997 a 2007: desafios, avanços e tendências^ipt / Post-graduation in Public Health from 1997 to 2007: challenges, advances and tendencies
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):1897-1907, jul. 2010. .
Resumo:Este artigo abre um debate sobre o desempenho da pós-graduação em Saúde Coletiva nos últimos doze anos. Ele tem por base vasta pesquisa avaliativa realizada por um grupo de pesquisadores da área, através de um projeto financiado pelo CNPQ, durante os anos 2008-2009. Tal proposta dá sequência a outro estudo do mesmo teor ocorrido entre 1994-1997 e o toma para comparação. A investigação de 2008-2009 analisou a construção do campo, a demanda, os egressos, o perfil do corpo docente, a produção científica e a internacionalização da área sob a perspectiva dos atores, da cultura e das várias formas de expressão acadêmica e das tendências. Houve trabalho de campo e utilização de fontes secundárias, sobretudo, dos Cadernos CAPES. O estudo mostrou um campo em crescente estruturação e pujante do ponto de vista da demanda, do número de mestres e doutores titulados, da adequação dos conteúdos e do quadro docente e da produção científica. Dentre os problemas persistem: concentração dos programas na região sudeste, desigualdade na qualidade, problemas de absorção dos titulados e errático investimento em cooperação internacional. Constatou-se que a pós-graduação em Saúde Coletiva está cada vez mais orientada para o aprimoramento do SUS. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Avaliação em Saúde
Publicações Científicas e Técnicas
Tecnologia Biomédica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400002&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

  8 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:65 - (75)
Autor:Hortale, Virginia Alonso; Koifman, Lilian.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Programas de pós-graduação em Saúde Pública na Argentina e no Brasil: origens históricas e tendências recentes de processos de avaliação de qualidade^ipt.
Fonte:Interface comun. saúde educ;11(21):119-130, jan. - abr. 2007. .
Resumo:O artigo analisa a singularidade de metodologias utilizadas em processos de avaliação da qualidade da formação pós-graduada em Saúde Pública em dois países da América Latina Argentina e Brasil. Procedeu-se a uma busca em sítios da internet que abordavam os temas "formação em saúde pública" e "metodologias de avaliação de qualidade", além da revisão de documentos e bibliografia sobre o tema. A análise considerou as seguintes dimensões: o contexto político-econômico na América Latina nos últimos dez anos (1994-2004), as reformas nos sistemas educacionais (com ênfase na área da pós-graduação) e as metodologias de avaliação de qualidade implementadas. Foram identificadas semelhanças entre os sistemas de avaliação em vigor em ambos os países, assim como debilidades nesses processos: avaliação associada a supervisão e controle, e não a redirecionamento e reorientação do ensino, e obrigatoriedade dos cursos ajustarem-se a um modelo padrão definido pelos especialistas.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/educ
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Avaliação Educacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832007000100011&script=sci_abstract&tlng=pt

  9 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:46 - (56)
Autor:Ferriani, Maria das Graças Carvalho; Silva, Isília Aparecida; Carvalho, Emília Campos de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória histórica do programa interunidades de doutoramento em enfermagem e sua contribuição para a enfermagem brasileira^ipt / The history of the nursing interunits doctoral program and its contribution to Brazilian nursing
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;39(n.esp):506-514, dez. 2005. .
Resumo:Objetivou-se descrever a trajetória histórica do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem nos campi de São Paulo e de Ribeirão Preto, no período de 1981 a 2004. Coletou-se dados através de documentos existentes do Programa (resoluções, pareceres, as fichas do alunos matriculados, relatórios, dentre outros). O Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem foi aprovado pela Câmara de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo em 25 de maio de 1981. Durante muitos anos, até por volta do início da década de 1990, a demanda principal de candidatos era das próprias Unidades res-ponsáveis pelo curso, seguida de professores de outras Escolas de Enfermagem do Brasil. O Programa Interunidades tem formado pesquisadores para diversas Universidades brasileiras e da América do Sul, que formam e lideram células de pesquisa, dando origem a novos programas de pós-graduação. (AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/hist
Docentes
História da Enfermagem
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500003&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:41 - (51)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação em saúde coletiva no Brasil: histórico e perspectivas^ipt / Graduate studies in collective health in Brazil: history and prospects
Fonte:Physis (Rio J.);15(1):13-38, jan. - jun. 2005. .
Resumo:O presente trabalho aborda a constituição do campo da Saúde Coletiva no Brasil em três aspectos: origens da Saúde Coletiva, aspectos históricos da saúde no Brasil, a Saúde Coletiva como prática pedagógica e perspectivas do campo. A noção básica que orienta a elaboração deste trabalho é a que considera a Saúde Coletiva como um campo, dentro da concepção dada a essa noção por Pierre Bourdieu. São trazidas informações sobre a situação dos cursos de pós-graduação e da estrutura curricular. Nas conclusões, demarca-se a posição de entender a Saúde Coletiva como um campo que se baseia na interdisciplinaridade e que se apóia nas dimensões quantitativas e qualitativas, sincrônicas e diacrônicas, objetivas e subjetivas. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/educ
Saúde Pública/hist
Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000100002&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3